Slogan
Pórtico


Notícias

Fagundes Varela realizou Seminário de Viticultura

Terça, 11 de Julho de 2017

Fagundes Varela realizou Seminário de Viticultura

O dia 4 de julho foi de reflexão para cerca de quarenta viticultores do município de Fagundes Varela. Promovido pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Prefeitura de Municipal, através da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, com apoio do Sicredi, o Seminário de Viticultura abordou o tema “Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos na videira”.
O Engenheiro Agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert, em explanação na abertura do evento, explicou que os fagundenses cultivam a videira desde a sua chegada na região, com a imigração italiana no século 19 e, hoje, cerca de 120 famílias tem na viticultura uma importante fonte de renda. Ressaltou, também, que o Seminário é parte de um projeto de extensão rural na viticultura implantado a dois anos no município.
Em uma das palestras, o professor do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul de Bento Gonçalves, Otávio Machado, explanou sobre os erros mais comuns na pulverização da videira e como solucioná-los. De acordo com ele, esses erros cometidos na tecnologia de aplicação diminuem a eficácia do controle fitossanitário, uma vez que boa parte do agrotóxico aplicado não atinge a cultura e é perdido no ambiente, o que eleva os custos de produção para o viticultor, além de causar contaminações ambientais.
A outra palestra, realizada pelo professor Leonardo Cury, da mesma Instituição, tratou do manejo de poda, visando pulverizações eficazes e maior qualidade na produção. Ele destacou a importância da entrada de luz no vinhedo para que o produtor consiga obter frutos de melhor qualidade e tenha mais facilidade no controle de pragas e doenças, dentre outras vantagens. O dossel vegetativo, também, pode ser manejado para que as folhas interceptem a luz solar, controlando o vigor da planta de forma a alcançar maior qualidade na produção.

Foto: Prefeita Claudia destacou a parceria entre Prefeitura, entidades e produtor rural para o desenvolvimento da viticultura


Uma história que começou em 1888. O município está localizado na Serra Gaúcha, distante 180 km de Porto Alegre. Fagundes Varela, com seus 2.500 habitantes, é um município jovem, que caminha rumo ao progresso e desenvolvimento, sustentado na qualidade de vida.
Prefeitura de Fagundes Varela
De segunda a sexta, das 8h às 11h45min e das 13h30min às 17h15min
Telefones: (54) 3445-1066 e fax: (54) 3445-1068
E-mail: prefeitura@fagundesvarela.rs.gov.br
Avenida Alfredo Reali, 300 CEP: 95333-000
Prefeitura de Fagundes Varela Prefeitura de Fagundes Varela

Duo Studio Interativo

BF2 Tecnologia