Fagundes Varela realizou Seminário de Viticultura

Terça, 11 de Julho de 2017

Fagundes Varela realizou Seminário de Viticultura

O dia 4 de julho foi de reflexão para cerca de quarenta viticultores do município de Fagundes Varela. Promovido pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Prefeitura de Municipal, através da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, com apoio do Sicredi, o Seminário de Viticultura abordou o tema “Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos na videira”.
O Engenheiro Agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert, em explanação na abertura do evento, explicou que os fagundenses cultivam a videira desde a sua chegada na região, com a imigração italiana no século 19 e, hoje, cerca de 120 famílias tem na viticultura uma importante fonte de renda. Ressaltou, também, que o Seminário é parte de um projeto de extensão rural na viticultura implantado a dois anos no município.
Em uma das palestras, o professor do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul de Bento Gonçalves, Otávio Machado, explanou sobre os erros mais comuns na pulverização da videira e como solucioná-los. De acordo com ele, esses erros cometidos na tecnologia de aplicação diminuem a eficácia do controle fitossanitário, uma vez que boa parte do agrotóxico aplicado não atinge a cultura e é perdido no ambiente, o que eleva os custos de produção para o viticultor, além de causar contaminações ambientais.
A outra palestra, realizada pelo professor Leonardo Cury, da mesma Instituição, tratou do manejo de poda, visando pulverizações eficazes e maior qualidade na produção. Ele destacou a importância da entrada de luz no vinhedo para que o produtor consiga obter frutos de melhor qualidade e tenha mais facilidade no controle de pragas e doenças, dentre outras vantagens. O dossel vegetativo, também, pode ser manejado para que as folhas interceptem a luz solar, controlando o vigor da planta de forma a alcançar maior qualidade na produção.

Foto: Prefeita Claudia destacou a parceria entre Prefeitura, entidades e produtor rural para o desenvolvimento da viticultura