Fagundes Varela amplia sistema de vídeo monitoramento

Quarta, 21 de Janeiro de 2015

O município de Fagundes Varela ampliou o seu sistema de vídeo monitoramento em locais públicos e repartições municipais. Há três anos, já haviam sido instaladas quatro câmeras na Praça Bella Vista, que cobriam toda a área central do município.
No final de dezembro, o sistema foi ampliado e as câmeras que estavam localizadas na Praça foram transferidas para o cruzamento da Avenida Alfredo Reali, com a Avenida Antônio Ferronato. As câmeras passaram a monitorar parte do Ginásio de Esportes e da Prefeitura Municipal, além de ruas adjacentes.
Na Praça Bella Vista foram instaladas quatro novas câmeras, com um sistema moderno e de fácil identificação dos transeuntes, placas e veículos. As câmeras com resolução em HD (high definition – alta definição), tiveram um custo de R$ 13.600,00.
Também, foram instaladas oito novas câmeras na Prefeitura Municipal, sendo duas na parte interna, duas na parte externa e quatro no Complexo de Obras e Agropecuária do município. Nestes locais, o investimento no sistema foi de R$ 8 mil.
Outras oito câmeras foram instaladas no Posto de Saúde, nas partes internas e externas, gerando um investimento de R$ 6.153,00. Para finalizar os investimentos no sistema, foram instaladas 16 câmeras na Escola Municipal Caminhos do Aprender, além de um sistema de alarme. Neste local, o investimento foi de R$ 12.376,50.
Segundo o responsável pela TI (Tecnologia da Informação) do Município de Fagundes Varela, Vanor Salvetti, as imagens estão a disposição da prefeitura, Brigada Militar e ainda podem ser controladas durante 24 horas por dia, via smartphone. Elas ficam armazenadas pelo período de 30 dias, em servidor e Dvr da prefeitura de Fagundes Varela.
Para a prefeita em Exercício, Claudia Moreschi Tomé, o investimento gera segurança a população, que tem a disposição mais uma ferramenta. “Além de auxiliar em possíveis investigações, o sistema serve de prevenção a crimes e delitos”, afirmou.
Os investimentos aplicados no sistema de videomonitoramento , foram feitos através de recursos próprios do município.