Fagundes recebe mais um Prêmio de Transparência

Quinta, 17 de Dezembro de 2015

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) e a Associação dos Diários do Interior (ADI) entregaram, na sexta-feira, dia 11, o Prêmio Mendes Ribeiro Filho de Transparência Pública às 16 Prefeituras gaúchas mais eficientes no cumprimento da Lei de Acesso à Informação quanto às respostas oferecidas às demandadas da cidadania.
A seleção dos vencedores ocorreu após avaliação, realizada pelos auditores do TCE-RS, aferindo, a qualidade das informações disponíveis nos portais, este projeto mede a correção das respostas do Poder Público Municipal a respeito de dados que estão sob a guarda dos Executivos.
Ao longo do segundo semestre, o TCE-RS formulou e enviou às Prefeituras três pedidos de informação. As respostas foram analisadas e tabuladas de acordo com critérios estabelecidos previamente no regulamento do concurso.
O presidente do TCE-RS, conselheiro Cezar Miola, comentou a trajetória de incentivo e estímulo à efetivação da Lei de Acesso à Informação (LAI) desde o início da vigência da norma, em 2012, e da própria cultura da transparência na administração pública. “A divulgação das informações referentes às atividades dos entes públicos permite a prestação de contas acerca do que se arrecada e do que é feito com o dinheiro público, fortalecendo o controle social, fundamental para aprimorar a qualidade da gestão e, consequentemente, melhorar o bem estar de cada cidadão”, declarou.
A premiação foi recebida pela vice-prefeita Claudia Moreschi Tomé.
As prefeituras que receberam o prêmio foram: Bom Retiro do Sul, Cacique Doble, Camargo, Canela, Capivari do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Fagundes Varela, Gravataí, Ibirubá, Não-Me-Toque, Roca Sales, São Sepé, Serafina Corrêa, Tupandi e Venâncio Aires.
Fagundes também recebeu em 2014, o prêmio “Boas Práticas na Internet”, também do TCE-RS pela transparência nas informações.