Slogan
Pórtico


Notícias

Fagundes deve ter uma das melhores safras de grãos

Terça, 03 de Março de 2015

A expectativa dos agricultores de Fagundes Varela é de uma grande safra de grãos para esse ano. A afirmação partiu do escritório da Emater do município, que faz o acompanhamento de mais uma safra.
Segundo o engenheiro agrônomo da Emater, Leandro C. Ebert, apesar de alguns eventos pontuais de enxurrada, granizo ou vendavais ocorridos no município nos últimos meses, a tendência é de que a produtividade e a qualidade da safra de grãos deste ano, em Fagundes Varela, fique acima da média. “As chuvas regulares e as temperaturas elevadas proporcionaram excelentes condições para o desenvolvimento das lavouras de milho, por exemplo”, destacou ele.
Uma das lavouras que está apresentando qualidade acima da média na produção é a do agricultor Alceu Rigo, na comunidade de São Luís. Ele já está fazendo a colheita do milho para a produção de silagem. O agricultor utilizou sementes do programa do Milho Troca-Troca. Além disso, Rigo foi beneficiado também, pelo Programa Patrulha Agrícola Comunitária, recém criado em Fagundes Varela. Por meio dele, foram criados grupos que gerenciam as máquinas. Para a produção da silagem, uma colhedora de forragens esteve à disposição do agricultor.
Segundo o engenheiro Ebert, o milho produzido para silagem é uma importante atividade agrícola no município, sendo utilizada como complementação na alimentação animal, especialmente em bovinos de leite. “A tendência é de que se obtenha um volume de silagem maior este ano e que se consiga uma silagem de boa qualidade para alimentação animal, especialmente devido ao clima que tem sido favorável à cultura”, reforçou.
O Secretário municipal de Agropecuária, Dario Russi, destacou que, cerca de 80% dos agricultores Fagundes que cultivam milho, produzem silagem. Russi também reforçou que, o setor primário do município vive um momento bom e satisfatório. Para ele, os incentivos do município através do Programa Impulsão Agropecuária e, agora, a criação do programa Patrulha Agrícola, favorecem a permanência do homem no campo e agregam valor ao trabalho do homem na lavoura.


Uma história que começou em 1888. O município está localizado na Serra Gaúcha, distante 180 km de Porto Alegre. Fagundes Varela, com seus 2.500 habitantes, é um município jovem, que caminha rumo ao progresso e desenvolvimento, sustentado na qualidade de vida.
Prefeitura de Fagundes Varela
De segunda a sexta, das 8h às 11h45min e das 13h30min às 17h15min
Telefones: (54) 3445-1066 e fax: (54) 3445-1068
E-mail: prefeitura@fagundesvarela.rs.gov.br
Avenida Alfredo Reali, 300 CEP: 95333-000
Prefeitura de Fagundes Varela Prefeitura de Fagundes Varela

Duo Studio Interativo

BF2 Tecnologia