Fagundes assina Gemellaggio com Cáneva

Segunda, 27 de Abril de 2015

O prefeito de Fagundes Varela Jean Fernando Sottili, acompanhado do presidente do Legislativo, Elizadro Valente e do chefe de Gabinete, Argel Rigo, estiveram na Itália entre os dias 12 e 19 de abril cumprindo série de compromissos oficiais, sendo o principal deles, assinatura de Declaração de Amizade e Fraternidade - Gemellaggio entre a Comune di Caneva e o Município de Fagundes Varela.
O ato oficial de assinatura ocorreu na noite do dia 13 de março. Assinaram a Declaração, além de Sottili, o prefeito de Cáneva Andrea Attilio Gava. Na oportunidade, prestigiaram a cerimônia as autoridades da administração local, entidades e comunidade em geral.
Os primeiros contatos para o Gemellaggio foram realizados em 2010, com apoio da EFASCE Pordenone, através de seu presidente Michele Bernardon. Fagundes Varela foi formada no final do século XIX por descendentes com acentuado percentual oriundos da cidade de Cáneva e arredores. O pacto de amizade e fraternidade entre as duas comunidades tem o objetivo de fazer a ligação entre os fagundenses e sua terra de origem.
Segundo o prefeito Sottili, a recepção na Itália foi especial. “Fomos muito bem recebidos, com excelente acolhimento. A estada na Itália foi muito produtiva nas metas e objetivos a serem alcançados”, enfatizou.
Jean ressaltou também, que com a assinatura, foi firmado um compromisso de fortalecer as relações de amizade, institucionais e culturais, buscando incentivar o intercâmbio em todos os setores, troca de experiência e desenvolver a cooperação mútua. “A formação do povo de Fagundes Varela partiu da cidade de Cáneva e localidades próximas. Com esse Gemellaggio devemos ampliar nossas relações”, frisou.
Uma comitiva da cidade deverá estar em Fagundes Varela ainda neste ano, retribuindo a visita. Segundo Sottili, a assinatura do Gemellaggio encerra mais uma meta estabelecida no Plano de Governo.
Após a assinatura, a comitiva esteve ainda na terra natal do Padre Ângelo Mônaco, em Montessano Sulla Marcellana, onde foram recebidos pelo prefeito Donato Fiori Volentini, Secretários, autoridades locais e comunidade, pelo Pároco Don Maurizio Esposito e canais de imprensa. No local, foram obtidos documentos históricos do Padre Mônaco, como certidões, fotos inéditas e local de seu nascimento. Neste encontro, foi cogitada a assinatura de documento que mantém relação institucional entre as duas cidades.
Na Escola de Mosiaco de Spilimbergo, também na Itália, manteve contato com o Presidente Alido Gerussi e o Diretor Gian Piero Brovedani, a comitiva solicitou a confecção do brasão do município em mosaico. A obra será doada pelo EFASCE e pela cidade de Cáneva, como forma de reconhecimento internacional, mostrando a relação entre as duas terras e de homenagem aos antepassados e será instalada junto ao novo prédio da prefeitura.
Na região do Vêneto, a comitiva relembrou a comemoração dos 140 anos da imigração italiana, mantendo audiência com o Presidente do Consiglio da Regione del Vêneto, Clodovaldo Ruffato. Foi recebido material sobre a imigração, que será disponibilizado à população, na Biblioteca Municipal.
Para encerrar a viagem, a comitiva esteve no Vaticano solicitando uma benção para o município e para a Paróquia. Nos próximos dias, será enviado pelo Vaticano, um diploma confirmando a benção dada pelo Papa Francisco, que será tornado público, em celebração na Igreja Matriz de Fagundes Varela.