Fagundenses deram exemplo de união

Quinta, 28 de Julho de 2016

Fagundes Varela viveu de 15 a 24 de julho, a sua Festa Dela Colònia. Um evento que valorizou o seu povo e a sua história. Diversas atividades marcaram o resgate da cultura italiana e homenageou os povos que colonizaram o município.
Segundo a Comissão Organizadora, o que mais marcou a segunda edição da festa foi o envolvimento das comunidades que se engajaram na realização do evento. “A festa Dela Colònia provou que o povo fagundense sabe lutar unido em busca de um ideal. Foi muito lindo ver todas as comunidades participando, se envolvendo e participando. Foi a maior demonstração de que juntos podemos sim manter vivas as nossas raízes”, descreve a presidente da festa, Catiana Marinello Monfrini.
A programação contou com homenagem aos avós, dia de campo sobre forrageiras, jogos de integração nas comunidades do interior, jantar da lasanha, inauguração da Piazza Città di Càneva, procissão e benção dos veículos, missa em talian celebrada pelos Padres Arlindo Battistel e Vitor Aquiles Ceccato, assinatura da Lei que torna o talian língua co-oficial de Fagundes Varela, merendin na Praça, desfile cênico musical e jogos coloniais.
A Festa Dela Colònia acontece há cada dois anos.