Dialeto talian será língua co-oficial de Fagundes

Segunda, 20 de Junho de 2016

O dialeto talian (Vêneto Brasileiro) será língua co-oficial de Fagundes Varela. O talian é um dialeto falado ainda hoje por descendentes dos imigrantes italianos que chegaram a partir de 1875 ao Estado. Os objetivos serão de valorizar a herança linguística e cultural como forma de salvaguardar um patrimônio imaterial do povo; buscar uma consciência ampla da necessidade de proteger o talian em todas as formas como base de identidade e cidadania; incentivar o conhecimento e a fala do talian; formação de professores e alunos para a fala do talian, entre outros.
Segundo o autor da proposta, vereador Santo Hilário Cortellini, o talian é indiscutivelmente o tradutor da maior experiência imigratória italiana, seu modo de ser, de fazer, de viver e falar. “O primeiro ganho é recuperar a história dos nossos imigrantes e manter vivo o patrimônio histórico nas próximas décadas”, ressalta.
A cerimônia de co-oficialização do talian deverá ocorrer no domingo, dia 24 de julho, durante a Festa Dela Colònia.