Slogan
Pórtico


Notícias

Dia de Campo vai mostrar possibilidades de melhoria da produção leiteira

Sexta, 01 de Setembro de 2017

Dia de Campo vai mostrar possibilidades de melhoria da produção leiteira

A propriedade da família Binda, em Fagundes Varela, irá sediar um Dia de Campo sobre Bovinocultura de Leite, no dia 8 de setembro, a partir das 13h30. O objetivo do evento é demonstrar para os demais bovinocultores o trabalho que vem sendo realizado na propriedade e os resultados que a família vem obtendo com o auxílio da extensão rural, para assim, abrir novas possibilidades de melhoria da produção leiteira e torná-la mais atrativa como fonte de renda para as famílias.
O dia de campo terá estações com profissionais da Emater/RS-Ascar e da Prefeitura de Fagundes Varela, que irão falar sobre como aumentar a rentabilidade da atividade com o uso de pastagens, sanidade animal e seleção de vacas leiteiras adaptadas à região. A propriedade de José Binda, onde será realizada a atividade, é a primeira Unidade e Referência do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar no município.
Conforme o engenheiro agrônomo da Emater, Leandro Ebert, há pouco mais de um ano o manejo do gado leiteiro nessa propriedade vem sendo modificado para uso mais intensivo de pastagens, com introdução de forrageiras de alta qualidade, manejo rotacionado e pastoreio em mais horários por dia, tudo isso aliado ao balanceamento da dieta das vacas leiteiras, com uso estratégico da silagem de milho e emprego inteligente do concentrado.
De acordo com ele, com as técnicas empregadas na propriedade foi possível aumentar a renda agrícola obtida pela família através do aumento da produtividade aliado à diminuição dos custos de produção. “Além disso, a utilização das terras também teve mudanças, áreas antes utilizadas na confecção de silagem puderam ser convertidas para produção de grãos, devido ao melhor aproveitamento das áreas de pasto, o que também teve impactos na renda obtida pela família com a produção agropecuária” ressalta Ebert.
A Médica Veterinária do município, Cristiane Barille, salienta que, para o rebanho ter alta produtividade, além do melhoramento genético e ótimas condições de manejo e alimentação, o rebanho também necessita de um programa de sanidade adequado. Isso inclui o controle e erradicação de doenças que impactam diretamente em sua produção e viabilidade, assim como na saúde das pessoas envolvidas diretamente com os animais, sendo este um dos temas abordados no evento.
O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura Municipal de Fagundes Varela, através da Secretaria da Agropecuária.


Uma história que começou em 1888. O município está localizado na Serra Gaúcha, distante 180 km de Porto Alegre. Fagundes Varela, com seus 2.500 habitantes, é um município jovem, que caminha rumo ao progresso e desenvolvimento, sustentado na qualidade de vida.
Prefeitura de Fagundes Varela
De segunda a sexta, das 8h às 11h45min e das 13h30min às 17h15min
Telefones: (54) 3445-1066 e fax: (54) 3445-1068
E-mail: prefeitura@fagundesvarela.rs.gov.br
Avenida Alfredo Reali, 300 CEP: 95333-000
Prefeitura de Fagundes Varela Prefeitura de Fagundes Varela

Duo Studio Interativo

BF2 Tecnologia