Dia de Campo vai mostrar possibilidades de melhoria da produção leiteira

Sexta, 01 de Setembro de 2017

Dia de Campo vai mostrar possibilidades de melhoria da produção leiteira

A propriedade da família Binda, em Fagundes Varela, irá sediar um Dia de Campo sobre Bovinocultura de Leite, no dia 8 de setembro, a partir das 13h30. O objetivo do evento é demonstrar para os demais bovinocultores o trabalho que vem sendo realizado na propriedade e os resultados que a família vem obtendo com o auxílio da extensão rural, para assim, abrir novas possibilidades de melhoria da produção leiteira e torná-la mais atrativa como fonte de renda para as famílias.
O dia de campo terá estações com profissionais da Emater/RS-Ascar e da Prefeitura de Fagundes Varela, que irão falar sobre como aumentar a rentabilidade da atividade com o uso de pastagens, sanidade animal e seleção de vacas leiteiras adaptadas à região. A propriedade de José Binda, onde será realizada a atividade, é a primeira Unidade e Referência do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar no município.
Conforme o engenheiro agrônomo da Emater, Leandro Ebert, há pouco mais de um ano o manejo do gado leiteiro nessa propriedade vem sendo modificado para uso mais intensivo de pastagens, com introdução de forrageiras de alta qualidade, manejo rotacionado e pastoreio em mais horários por dia, tudo isso aliado ao balanceamento da dieta das vacas leiteiras, com uso estratégico da silagem de milho e emprego inteligente do concentrado.
De acordo com ele, com as técnicas empregadas na propriedade foi possível aumentar a renda agrícola obtida pela família através do aumento da produtividade aliado à diminuição dos custos de produção. “Além disso, a utilização das terras também teve mudanças, áreas antes utilizadas na confecção de silagem puderam ser convertidas para produção de grãos, devido ao melhor aproveitamento das áreas de pasto, o que também teve impactos na renda obtida pela família com a produção agropecuária” ressalta Ebert.
A Médica Veterinária do município, Cristiane Barille, salienta que, para o rebanho ter alta produtividade, além do melhoramento genético e ótimas condições de manejo e alimentação, o rebanho também necessita de um programa de sanidade adequado. Isso inclui o controle e erradicação de doenças que impactam diretamente em sua produção e viabilidade, assim como na saúde das pessoas envolvidas diretamente com os animais, sendo este um dos temas abordados no evento.
O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura Municipal de Fagundes Varela, através da Secretaria da Agropecuária.