Dia da Administração Estudantil apresenta projetos inovadores

Terça, 05 de Setembro de 2017

Dia da Administração Estudantil apresentou projetos inovadores

Os alunos e professores da Escola Municipal Caminhos do Aprender e do Colégio Estadual Ângelo Mônaco, no dia 28 de agosto, fizeram a entrega oficial à Prefeita de Fagundes Varela, Claudia Moreschi Tomé, e ao Vice, Dirceu Binda, dos projetos elaborados na atividade “Dia da Administração Estudantil”.
Para elaboração dos projetos, os estudantes foram convidados a responder as seguintes perguntas: O que podemos fazer de diferente para uma nova consciência política no município de Fagundes Varela? Que cidade queremos para o nosso futuro? O que podemos fazer de diferente para fazer a diferença? Diante de tais problematizações, os estudantes encontraram soluções muito interessantes, decorrentes de pesquisas, de muita criatividade e, sim, de muito trabalho. Os resultados foram projetos de grande relevância para às escolas e o município.
Foram as seguintes as sugestões apresentadas, inclusive, com representações em maquete:
Escola Municipal Caminhos do Aprender: Nível A: Um parquinho com grama sintética; Nível B: Lousa digital para educação infantil e creche; 1º Ano: Aquisição de jogos para ambiente fechado (pebolim e air hockey); 2º Ano: Projeto Sementes; 3º Anos: Trocar (brinquedos e livros) pode ser mais divertido do que comprar, Sustentabilidade (planeta legal); 4º Anos: A escola que eu quero ter, Tecnologias; 5º Anos: Turismo através de trilhas ecológicas, Descubra as belezas de Fagundes Varela.
Colégio Estadual Ângelo Mônaco: 6º Anos: Alimentos sem agrotóxicos, posto saúde modelo, reforma do ginásio municipal, 7º Anos: Quadra de areia para voleibol e futebol; 8º Anos: Trilha ecológica, Melhorias no posto de saúde; 9º Anos: Música (diversidade musical), Reinauguração da boate, Pista de kart cross, Pista de bike cross, Vida Rural, Cancha coberta para o CTG Alma Nativa, Cidade Unida (site ouvidoria), Sala específica para cinema, Cidadania, Paintball (jogo), The Pub (espaço de lazer), Campeonato municipal de futsal juvenil, Plano sustentável para mobilidade urbana, Construindo cidadania e vivendo com sabedoria, Ciclovia, Criação de lei penalizando quem jogar lixo nas dependências públicas e Restauração do Caramanchão.
Na semana anterior à entrega oficial, a Prefeita Claudia passou o dia nas escolas, durante os três turnos, ouvindo a explanação detalhada de cada projeto pelas crianças e adolescentes. “Um momento de despertar a cidadania, motivando-os a identificarem as reais necessidades da comunidade, sob o olhar da juventude”, ressalta a Prefeita. Destaca ainda, o comprometimento dos professores e o grande envolvimento dos estudantes, que culminou num projeto com excelentes resultados.

Fotos (duas): Alunos do Municipal e Estadual fazem entrega oficial dos projetos propostos