Slogan
Pórtico


Notícias

Decisão do MP deixa Fagundes sem transporte intermunicipal

Segunda, 21 de Novembro de 2016

Desde o mês de janeiro, a atual Administração Municipal de Fagundes Varela (mesmo não sendo de sua competência) vem buscando alternativas para buscar o retorno da linha de transporte coletivo intermunicipal, entre Fagundes e Veranópolis.
Em dezembro de 2015, a empresa Cortellini que há mais de 50 anos prestava o serviço, optou por encerrar os trabalhos.
O município buscou junto ao Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) e ao Estado, alternativas para sanar o problema. Dentre as indicações da estatal, era a obtenção de uma empresa que aceitasse prestar os serviços temporariamente. Após inúmeras tentativas, a empresa Transportes Belenzier, do empresário Jorge Belenzier, aceitou prestar os serviços, como forma de auxiliar as pessoas que precisam se deslocar entre os dois municípios.
Na semana passada, o prefeito Jean Fernando Sottili, a vice, Claudia Moreschi Tomé e o diretor da empresa, estiveram em Porto Alegre (foto).
A surpresa foi, no dia da entrega da documentação, que o Daer não assinaria novo contrato devido a uma intervenção do Ministério Público (MP), que proíbe a estatal de firmar novo contrato, sem antes realizar uma licitação. Além disso, nem mesmo a empresa Transporte Cortellini que solicitou o cancelamento dos serviços não pode voltar atrás da decisão e atuar na linha.
Segundo informações do Superintendente de Transporte de Passageiros do Daer, André De Avila Borges, a decisão judicial impede que o Daer conceda novas linhas de transporte, nem que seja de forma temporária. Para suprimir o problema, a estatal está elaborando o estudo para a licitação de todo transporte público do Estado que está com contrato vencido.
Segundo ele, são mais de 1.700 linhas que deverão ser licitadas. “Há mais de três anos, a Secretaria de Transportes contratou uma empresa que está desenvolvendo a consultoria. Desse estudo, serão elaborados o Plano Diretor e o Edital de Licitação. É uma longa caminhada. O estudo está quase pronto”, destaca.
Borges acredita que até o final do ano que vem, a licitação seja concluída e, assim, definidas as empresas que prestarão os serviços. Até lá, Fagundes Varela e demais municípios do Estado ficarão sem transporte intermunicipal. “Estamos fazendo um esforço muito grande para que a população não fique desatendida, mas temos esse impedimento legal. Muitas empresas estão deixando de prestar o serviço devido a movimentação muito baixa nas linhas, que não conseguem muitas vezes nem pagar o motorista e nem o cobrador”, frisou.
O prefeito Jean Fernando Sottili lamenta a decisão. Segundo ele, o Daer havia alimentado esperanças na conquista da linha, quando informou que uma empresa poderia prestar o serviço temporariamente. “Buscamos todas as alternativas para sanar o problema. Unimos esforços da administração municipal com a população e a resposta veio com uma empresa do próprio município disponibilizando-se para prestar o serviço. Vamos continuar cobrando agilidade no processo de licitação, para que ele ocorra o mais rápido possível”, destacou.


Uma história que começou em 1888. O município está localizado na Serra Gaúcha, distante 180 km de Porto Alegre. Fagundes Varela, com seus 2.500 habitantes, é um município jovem, que caminha rumo ao progresso e desenvolvimento, sustentado na qualidade de vida.
Prefeitura de Fagundes Varela
De segunda a sexta, das 8h às 11h45min e das 13h30min às 17h15min
Telefones: (54) 3445-1066 e fax: (54) 3445-1068
E-mail: prefeitura@fagundesvarela.rs.gov.br
Avenida Alfredo Reali, 300 CEP: 95333-000
Prefeitura de Fagundes Varela Prefeitura de Fagundes Varela

Duo Studio Interativo

BF2 Tecnologia