Slogan
Pórtico


Notícias

Crianças fagundenses e italianas trocam cartas

Segunda, 14 de Novembro de 2016

Com a modernidade e a era digital, a comunicação através de cartas é uma ferramenta pouco utilizada nos dias de hoje. As pessoas estão deixando de lado uma importante ferramenta que uniu povos durante décadas. Com a globalização e a ascensão da internet e das redes sociais, os contatos mais intensos escritos muitas vezes a mão, acabaram por permanecer na lembrança de quem por muitas vezes, aguardava a chegada do carteiro com uma mensagem de quem estava distante.
Um projeto desenvolvido por escolas de Fagundes Varela e da cidade de Cáneva, na Itália, está resgatando a cartinha e com ela, a troca de mensagens, de experiências culturais e fomentando os laços de amizade entre as duas nacionalidades.
A iniciativa é baseada na Declaração de Amizade (Gemellaggio) entre Fagundes e Cáneva, assinados em dois momentos no ano passado. O Gemellaggio foi assinado em virtude que, a maioria dos colonizadores fagundenses vieram da região de Cáneva no fim do século XIX. Em virtude dessa ligação, não é difícil encontrar sobrenomes semelhantes nas trocas das correspondências.
Segundo o Chefe de Gabinete Argel Rigo, colaborador no projeto, o objetivo é de “criar novas relações de fraternidade entre duas comunidades distantes através de cartões natalinos confeccionados pelos alunos, envolvendo não só a comunidade escolar, mas também a família e a Administração Municipal”.
As cartinhas com mensagens de Natal foram escritas por estudantes da Escola Municipal Caminhos do Aprender e do Colégio Estadual Ângelo Mônaco e por alunos de escolas de Cáneva.
Mesmo resgatando as cartinhas na troca de mensagens, alguns estudantes em seu recado final, deixaram o número de telefone/whatsapp, para seguirem mantendo contato.
O prefeito Jean Fernando Sottili enfatiza que o projeto mantém o Gemellaggio ativo e facilita a troca de experiências. “É uma forma de valorizar a nossa história, fomentar as trocas culturais e evoluir para projetos futuros. A troca de cartinhas está semeando futuros laços de amizade que unirão as crianças dos dois países”, ressaltou.


Uma história que começou em 1888. O município está localizado na Serra Gaúcha, distante 180 km de Porto Alegre. Fagundes Varela, com seus 2.500 habitantes, é um município jovem, que caminha rumo ao progresso e desenvolvimento, sustentado na qualidade de vida.
Prefeitura de Fagundes Varela
De segunda a sexta, das 8h às 11h45min e das 13h30min às 17h15min
Telefones: (54) 3445-1066 e fax: (54) 3445-1068
E-mail: prefeitura@fagundesvarela.rs.gov.br
Avenida Alfredo Reali, 300 CEP: 95333-000
Prefeitura de Fagundes Varela Prefeitura de Fagundes Varela

Duo Studio Interativo

BF2 Tecnologia