Criação de peixes para autoconsumo é incentivada pela Emater

Domingo, 26 de Abril de 2015

Uma ação realizada pela Emater vem incentivando a população rural a produzir peixes em casa para o consumo da família. Trata-se da “Campanha de Pedidos de Alevinos”, realizada pela Emater no município de Fagundes Varela, com apoio da Secretaria de Agropecuária, há cerca de 20 anos. Os descendentes de italianos que povoam o município apreciam os peixes no cardápio da família, uma herança da cultura da Itália, onde a culinária típica carrega fortes influências marítimas.
Em 2014, 11 mil alevinos de peixes foram entregues pela campanha da Emater a cerca de 60 famílias. Na última quinta-feira, 16 de abril, 10.200 alevinos foram entregues para 32 famílias. Além da entrega, são dadas orientações sobre o povoamento dos açudes com os alevinos, sobre a alimentação desses animais e a qualidade da água para a produção.
Segundo o Extensionista da Emater municipal Airton de Almeida, a carne de peixe é uma opção nutritiva e saborosa para enriquecer a alimentação da família. É fonte de proteínas de alta digestabilidade e de grande valor biológico, vitaminas e sais minerais. O extensionista ainda ressalta que existem diversas maneiras de preparar o peixe para consumo da família, recomendando, desta maneira, evitar comer o peixe sempre frito.
Para o final do ano de 2015 ainda está prevista mais uma campanha de pedidos de alevinos no município. A expectativa é que sejam entregues ao menos mais 6 a 7 mil alevinos para as famílias produzirem seus peixes em casa, totalizando mais de 16 mil alevinos entregues em 2015.
Foto: Leandro Ebert