Caramanchão será revitalizado e se tornará patrimônio do município

Terça, 31 de Outubro de 2017

Caramanchão será revitalizado e se tornará patrimônio do município

O tradicional Caramanchão localizado na Praça Bella Vista de Fagundes Varela passará por um processo de revitalização, visando os festejos alusivos aos 30 anos de criação do Município. O Caramanchão é o marco do movimento e emancipacionista, pois neste local, no ano de 1985, numa conversa entre as lideranças do então Distrito surgiu a ideia de emancipar-se de Veranópolis, sendo concretizada em 8 de dezembro de 1987, data da fundação do Município.
Este abrigo natural, formado por diversos ciprestes, plantados em 1948, tornou-se um tradicional ponto paisagístico e de encontro do povo fagundense. O ambiente típico também foi usado, por décadas, como rodoviária. Por isso, o caramanchão reflete a hospitalidade, a emoção e a história da comunidade fagundense. Neste sentido, durante os festejos alusivos aos 30 anos de fundação do município será assinado o Decreto Municipal de Tombamento do Caramanchão elevando-o a Patrimônio Histórico e Paisagístico de Fagundes Varela.
O Caramanchão passará por um laudo técnico elaborado pelo setor de engenharia florestal da Emater, bem como, a intervenção no local será supervisionada pelo setor ambiental da Secretaria da Agropecuária e Meio Ambiente. Os ciprestes serão catalogados e submetidos a uma limpeza em geral com remoção da galhada morta e dos parasitas visando a sua sanidade vegetal.

Foto: O Caramanchão é o marco do movimento emancipacionista de Fagundes Varela