Campanha entrega cerca de 1.500 mudas de batata doce

Quinta, 26 de Novembro de 2015

No início de novembro, em Fagundes Varela, cerca de 60 famílias receberam mudas de batata doce para produzirem o alimento em suas casas. Os pedidos fazem parte da Campanha de Mudas de Batata Doce, realizada pela Emater/RS – Ascar em Fagundes Varela. De acordo com o engenheiro agrônomo Leandro Ebert, a Emater/RS – Ascar faz o intermédio entre as famílias e o viveiro, além de divulgar, organizar e distribuir as mudas às famílias.
Este foi o primeiro ano em que os pedidos foram realizados no município sendo que foram disponibilizadas cultivares desenvolvidas pela EMBRAPA: BRS-Amélia, BRS-Cuia e BRS-Rubissol. “O objetivo da campanha é renovar o material genético existente nas famílias, principalmente com relação à sanidade das plantas, uma vez que as mudas solicitadas são isentas de pragas e doenças”, explica Ebert.
O total, dentre as três cultivares entregues, foi de aproximadamente 1.500 mudas. Segundo o agrônomo, além de sadio, o material genético entregue é altamente produtivo, com boa aceitação para consumo e pode ser multiplicado pelas famílias para os próximos anos.
A produção de alimentos para autoconsumo é uma das linhas de trabalho da Emater. De acordo com Airton de Almeida, técnico social da Emater/RS – Ascar, o incentivo à produção de alimentos saudáveis e a baixo custo para as famílias é importante para a segurança e soberania alimentar das famílias, sendo que a campanha promove um resgate desse hábito alimentar presente no município.