Slogan
Pórtico


Notícias

Busca de conhecimento não tem idade

Segunda, 25 de Abril de 2016

Odila Binda Zatt, 68 anos, viu durante quase toda sua vida, várias gerações de fagundenses passarem diante da porta da sua casa, em busca de conhecimento. Isso porque, ela mora ao lado do Colégio Estadual Ângelo Mônaco. Odila não teve essa oportunidade.
Ao concluir a quarta série, ela teve que abandonar os estudos. “O pai achou melhor nós ficarmos em casa, pois éramos em muitos irmãos”, afirma. Odila precisava fazer mais de 5km para se deslocar até a antiga Escola Luis Leduc, na comunidade de Nossa Senhora do Rosário. Depois, foi estudar na Escola Capitão Pelegrino Guzzo, na localidade do Barbaquá, ambas no interior de Fagundes Varela. Odila recorda inclusive o nome da professora, que era Alzira Bassani.
O tempo passou e ela dedicou a sua vida à família e ao trabalho. Hoje, é cozinheira num restaurante e ao saber da possibilidade de reabertura da EJA (Educação de Jovens e Adultos), em Fagundes Varela, pensou que estava se aproximando uma oportunidade que antes não teve na vida: frequentar a aula.
A expectativa não se concretizou, pois não teve número de alunos suficientes para abrir as turmas. Mas o sonho não acabou.
A Secretaria de Educação e Cultura de Fagundes Varela encaminhou os interessados para a realização das provas da NEEJA - Metamorfose (Exames Fracionados do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos) de Bento Gonçalves, oferecendo transporte gratuito aos interessados. Odila abraçou a ideia e está se preparando para, nos dias 02, 03, 04 e 05 de maio, realizar as provas em Bento Gonçalves. “Eu vou tentar para ver como vai ser. Não é para os outros, é para eu mesma”, reforça.
A ansiedade já toma conta da cozinheira. Ela busca informações com a família e amigos de como deve se preparar para a prova. E, mais, já pediu ao neto Wilian, a tabuada para revisar os conhecimentos.
Odila é a pessoa mais idosa do grupo fagundense que vai realizar as provas. Ela estará junto a outros 24 candidatos do município que realizarão as provas para o ensino fundamental e médio.

Ouça a reportagem no link:

https://soundcloud.com/leandro-galante/busca-por-conhecimento-nao-tem-idade


Uma história que começou em 1888. O município está localizado na Serra Gaúcha, distante 180 km de Porto Alegre. Fagundes Varela, com seus 2.500 habitantes, é um município jovem, que caminha rumo ao progresso e desenvolvimento, sustentado na qualidade de vida.
Prefeitura de Fagundes Varela
De segunda a sexta, das 8h às 11h45min e das 13h30min às 17h15min
Telefones: (54) 3445-1066 e fax: (54) 3445-1068
E-mail: prefeitura@fagundesvarela.rs.gov.br
Avenida Alfredo Reali, 300 CEP: 95333-000
Prefeitura de Fagundes Varela Prefeitura de Fagundes Varela

Duo Studio Interativo

BF2 Tecnologia