Bovinocultores discutem pastagens de inverno

Quinta, 24 de Março de 2016

Discutir e planejar as pastagens para o inverno. Este foi o objetivo da reunião promovida pela Emater/RS – Ascar, em parceria com a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, na quinta-feira, dia 17, no Clube dos Motoristas de Fagundes Varela. A reunião contou com a participação de 15 bovinocultores do município.
O técnico em Agropecuária Joel Graciolla apresentou sobre as opções de variedades forrageiras para o inverno e as possibilidades de utilizações consorciadas ou singulares. De acordo com Graciolla, é importante que os agricultores conheçam as variedades disponíveis no mercado para a tomada de decisão do material forrageiro que irão utilizar em suas propriedades e para o manejo adequado de cada forrageira.
Outro tema abordado foi a adubação em áreas de pastagens. O Engenheiro Agrônomo da Emater/RS – Ascar Leandro Ebert destacou a importância de se realizar a adubação correta, com base em análises de solo frequentes com boa coleta de amostra e de se estabelecer um programa de manejo do solo na propriedade visando adequar e manter a fertilidade para conseguir bons resultados com as pastagens utilizadas. Para isso, o agrônomo apresentou as ferramentas de manejo do solo e de adubação que podem ser utilizadas nas propriedades.