Após cobranças, RGE executa melhorias

Quarta, 13 de Janeiro de 2016

Após série de cobranças solicitando melhorias no fornecimento de energia elétrica em Fagundes Varela, a RGE (Rio Grande Energia) atendeu boa parte dos pedidos. Reuniões foram realizadas com a gerência da RGE de Nova Prata e Caxias do Sul, com a participação do prefeito Jean Fernando Sottili, vereadores Elisando Valente e Santo Cortelini, chefe de gabinete Argel Rigo, cobrando providências sobre as constantes cortes de energia em vários pontos do munícipio. Frente a isso, a RGE executou um plano de ação que resultou em melhorias significativas para o consumidor:
a) Poda geral nas redes de destruição e substituição de postes de madeira por de concreto (em alguns trechos ainda em andamento);
b) Identificação e substituição de circuitos antigos e com problemas, que causavam cortes frequente de energia elétrica nas Linhas General Neto e David Canabarro;
c) Instalação de religador automático na rua Sul Brasil. Equipamento que visa amenizar a frequente falta de energia elétrica que atingia parte da Rua Sul Brasil e Linha Viscondes de Pelotas.
d) Instalação de chave seccionadora, substituindo a antiga chave, localizada em frente ao Clube Baleta. No local também está previsto o deslocamento do poste, que é obstáculo para a saída de emergência.
e) Na Rua Itália, no setor industrial, foram realizados ajustes na rede, troca de conexões e podas;
f) Foram realizadas as inspeções gerais nas chaves e redes que abastecem o município;
g) Foi atendido de forma prioritária obras para instalação da subestação que abastece o novo Centro Administrativo Municipal;
h) Também está fase de licenciamento ambiental, para instalação de rede trifásica para atender a quadra coberta municipal e capela de Santa Lúcia;
i) Instalação de rede trifásica para atender a capela de São Paulo da Cruz;
j) Execução de vários projetos de extensão de rede para atender as propriedades rurais que fizeram novos investimentos em aviários, chiqueirões, sala de ordenha, indústrias e residências;
k) Está previsto também o deslocamento do poste que está localizado rua, nas proximidades do cemitério;
l) Está em projeto as melhorias na rede em frente às escadarias da Praça e no Caramanchão, pois as mesmas encontram-se num nível muito próximo aos pedestre e às árvores, visando segurança.
Segundo o prefeito Sottili, a reivindicação é de toda a comunidade que sofria com as constantes quedas de energia elétrica. “Temos um município em plena evolução e crescimento nos mais diversos setores e não podemos admitir que está evolução seja atravancada devido à falta de energia. Foram vários encontros e várias solicitações efetuadas que agora se concretizam”, enfatiza.