Agroindustria em Fagundes Varela

Terça, 11 de Abril de 2017

Família Valente é mais uma empreendedora rural em Fagundes Varela

Os produtos da agroindústria Valente, de Fagundes Varela, já fazem parte da merenda das escolas municipais e estadual e podem ser encontrados no mercado local e regional. Depois de quatro anos de dedicação, a agroindústria de farináceos, que produz biscoitos, pães, massas e salgados, foi inaugurada em 29 de março, recebendo o certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).
A família Valente, que antes se dedicava à atividade leiteira e à produção de uva, hoje se dedica quase que exclusivamente ao novo negócio. Uma das motivadoras foi a jovem Morgana Valente, de 22 anos. “O trabalho com animais era sofrido, pois não tem folga. E na época da uva era uma correria. Então a gente pensou em fazer alguma coisa que incluísse toda a família, na qual pudéssemos trabalhar juntos. Nós conversamos e surgiu a ideia da agroindústria. Aqui o trabalho é dez vezes melhor”, ressalta Morgana, que atua no empreendimento junto com os pais Denis e Lourdes, a avó Alice e o irmão mais novo, Henri.
Para concretizar esse sonho, a família contou com o apoio da Emater/RS-Ascar desde o início, quando os levou para visitar agroindústrias na região e conversar com proprietários de agroindústrias que estavam comercializando em uma grande feira - até a inserção no mercado institucional. Com o incentivo da Extensão Rural e Social, a família também se qualificou, participando de cursos de Panificação, Boas Práticas de Fabricação e Gestão de Agroindústria, nos Centros de Formação da Emater/RS-Ascar.
Contou ainda, com apoio da Prefeitura Municipal de Fagundes Varela, sendo a primeira agroindústria beneficiada pelo Programa de Incentivo à Agroindústria, que disponibilizou serviço de máquinas para a terraplanagem e reembolso em dinheiro, de acordo com a área construída, no valor de 7 mil reais. Houve também financiamento do Pronaf no valor de R$ 150 mil, para construção do prédio e equipamentos, e R$ 12,5 mil do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), para equipamentos.
A empreendedora Morgana conta que a agroindústria já foi equipada pensando no futuro, em ampliar e diversificar ainda mais a produção. Por isso, ela pensa em fazer cursos de tortas e biscoitos e quer produzir outras massas pré-cozidas, como lasanha e tortéi. Se o negócio crescer, ela também acredita que o marido, que hoje trabalha na cidade, poderá ser mais um jovem com emprego e renda no meio rural.
A inclusão da agroindústria Valente no Peaf foi finalizada dentro do planejamento do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, do governo do Estado, no qual a Emater/RS-Ascar fará o acompanhamento econômico da agroindústria, e também social e ambiental da propriedade como um todo.
Participaram da cerimônia a Prefeita de Fagundes Varela, Claudia Moreschi Tomé, a gerente regional da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Sandra Dalmina, e o coordenador Regional da SDR, Moacir Mazzarollo, entre outros. Sandra destacou que a agroindústria é uma das cinco ações prioritárias da Emater/RS-Ascar na região da Serra, que tem vocação empreendedora. Para ela, a agroindústria é uma forma de promover a sucessão familiar. Mazzarollo frisou que o município de Fagundes Varela tem um olhar de progresso na área rural e que o trabalho da Emater/RS-Ascar é fundamental para que o desenvolvimento aconteça.
A Prefeita Claudia concorda e afirma que a agroindústria também tem como resultados a satisfação da família em fazer o que gosta, o retorno financeiro para seus integrantes, o desenvolvimento econômico do município, e a produção e fornecimento de alimentos seguros e de qualidade para os estudantes e demais consumidores do município e da região. “É um orgulho chegar no mercado e ver exposto um produto feito no município”, ressaltou Claudia.