Agricultores seguem investindo no setor primário

Segunda, 27 de Junho de 2016

Os agricultores do município de Fagundes Varela seguem investindo no crescimento de suas propriedades com o auxílio do Programa Impulsão Agropecuária. A prova disso tudo está sendo concretizada nas últimas semanas, por meio dos trabalhos realizados pela secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente. Na propriedade de Antoninho Brandalise, a ampliação está no segmento de bovinocultura de Leite, numa área de 510 m², com capacidade para 30 vacas. Na propriedade de Tiago Rigo, a aposta está na suinocultura, (segunda creche, a primeira é do Elizandro Marcos Marinello); numa área de 1360m², com capacidade para 1.000 suínos na fase de terminação. Mateus Duz e família também estão apostando na suinocultura, numa área de 122,88 m², com capacidade para 2.000 suínos (leitões) e na propriedade de João Carlos Buzachi, o investimento está sendo feito no setor de avicultura, com a construção de um novo aviário numa área de 1.400 m², com capacidade para 17.500 aves.
O programa Impulsão Agropecuária iniciou em 2009 numa proposta de desenvolvimento econômico para Fagundes Varela, já que o setor agrícola corresponde a mais de 70% do PIB do município. O objetivo é tornar a propriedade agrícola sustentável e fazer com que o agricultor invista na fruticultura e na agropecuária.
Para isso, ele recebe incentivos e auxílios do poder público, como forma de agregar valor a terra, aumentar a produção, melhorar a qualidade de vida e a renda familiar e incrementar as receitas municipais. Da prefeitura, o produtor recebe incentivos de maquinário para terraplanagem, calcário, eletrificação rural, auxílio entre R$ 10 a R$ 20 mil em verba, capacitação, entre outros quesitos.
Em contrapartida, o agricultor precisa investir e continuar com a produção por um determinado período. De lá para cá, foram beneficiados centenas de agricultores no ramo da fruticultura, avicultura, suinocultura e bovinocultura de leite.