Adubação correta de solos é tema de tarde de campo

Quarta, 29 de Abril de 2015

Nesta época de encerramento da colheita das lavouras de verão e preparo das áreas para os cultivos de inverno, também é realizado o manejo da adubação do solo nas propriedades. Em Fagundes Varela, a Emater organizou uma tarde de campo a fim de esclarecer para os agricultores alguns pontos importantes sobre a adubação correta de solos. O evento foi realizado na propriedade do agricultor Nilvo Cortellini, na última quinta-feira, 16 de abril e contou com parceria do Aperfeisolo Laboratório de Análises Agronômicas.
No início da tarde, o Engenheiro Agrônomo da Emater Leandro Ebert, discutiu com os produtores sobre a importância da adubação correta, discorrendo sobre os benefícios que a realização de uma adubação de maneira racional pode trazer ao sistema de produção, além dos impactos ambientais e econômicos de uma adubação realizada de maneira equivocada.
Em seguida, a equipe do laboratório Aperfeisolo explicou aos participantes sobre a análise de solo, sobre o que é analisado e o processo a que a amostra é submetida desde que é recebida pelo laboratório até que o laudo chegue nas mãos do produtor rural. Além disso, ressaltou a importância de uma amostra que realmente represente a lavoura para que o laudo de análise indique a real situação do solo com relação ao teor dos nutrientes e a sua fertilidade.
Após, o Engenheiro Agrônomo Edison Bassani, supervisor da Emater, realizou uma atividade prática sobre a coleta da amostra de solo em áreas de lavouras, de pastagens e de viticultura. Bassani destacou os cuidados necessários em cada área para conseguir uma amostra representativa para envio ao laboratório, bem como demonstrou na prática como o produtor pode fazer a coleta na propriedade utilizando uma pá de corte, um enxadão ou um trado como ferramentas de coleta.
Após a prática de coleta de amostra, o Engenheiro Agrônomo Leandro Ebert apresentou as recomendações realizadas a partir de análises feitas na propriedade, nas três áreas: de lavoura de grãos, de pastagem e de viticultura, sendo que em cada área foram realizadas duas amostragens, uma da maneira correta e outra de maneira incorreta. O destaque foi para as diferenças encontradas nas quantidades de corretivos recomendadas na análise com amostragem incorreta e nos impactos ambientais, produtivos e econômicos que a adubação incorreta pode trazer para o produtor.
Para finalizar, Ebert explicou como é feita a interpretação do laudo de análise de solo e as informações consideradas para chegar à recomendação de adubação e calagem, esclarecendo para os produtores as principais dúvidas sobre os corretivos utilizados no solo, quantidades recomendadas e manejo da adubação.
Em 2014, o Escritório Municipal encaminhou amostras de solo de mais de 80 produtores rurais para laboratórios de análise no estado. Além disso, a Emater faz a interpretação dos laudos e a recomendação de adubação e calagem para orientar os agricultores.