Ação incentiva produção de frutas para autoconsumo

Sexta, 03 de Julho de 2015

Em Fagundes Varela, a produção de alimentos para autoconsumo vem sendo incentivada nos últimos anos por uma série de ações sócio assistenciais realizadas pela Emater/RS-Ascar. Um exemplo disto é a Campanha de Mudas Frutíferas, realizada no município há pelo menos três anos pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, e que anteriormente vinha sendo realizada pela Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente.
Nesta sexta-feira, 19 de junho, cerca de 30 famílias buscaram suas mudas na sede do escritório da Emater/RS-Ascar, totalizando cerca de 400 mudas a serem plantadas no município. Segundo a Assistente Administrativo Nádia Aiolf Bés, além da divulgação da Campanha, o escritório faz a intermediação entre os interessados e o viveiro: “nós recebemos os pedidos das famílias, somamos, repassamos para o viveiro e marcamos a data da entrega, com quantidades maiores conseguimos que as mudas sejam entregues aqui no município” ressalta.
De acordo com o Engenheiro Agrônomo da Emater/RS- Ascar Leandro Ebert, a produção de alimentos para o autoconsumo é uma estratégia para a Segurança Alimentar e Nutricional das famílias. Segundo ele, ao produzir frutas em casa, além de ter fácil acesso a esses alimentos a baixo custo, ainda é possível garantir a procedência e a qualidade dos frutos, inclusive produzindo sem agrotóxicos. Ebert destaca que, como parte do projeto, também são dadas orientações sobre o plantio das mudas e o manejo das plantas durante o ano e ressalta outros benefícios das espécies frutíferas, como o ganho ambiental com a arborização e o fornecimento de sombra.
Airton de Almeida, Extensionista Social da Emater/RS – Ascar, explica que esta é apenas uma das ações realizadas pelo Escritório visando à Segurança Alimentar e Nutricional das famílias fagundenses. De acordo com ele, são realizadas ainda a Campanha de Alevinos, para criação de peixes e, mais recentemente, a Campanha de Mudas de Batata Doce, ambas para o autoconsumo, além de um trabalho sobre hortas caseiras e o projeto Educando com Horta Escolar e Gastronomia.
As plantas mais distribuídas nas Campanhas de Mudas Frutíferas são as frutas cítricas (bergamoteiras, laranjeiras, limoeiros e limeiros), sendo que também são entregues espécies como videiras, ameixeiras, pessegueiros, macieiras, pereiras, caquizeiros, dentre outras, inclusive de espécies nativas e ornamentais. A Campanha de Mudas Frutíferas é realizada duas vezes ao ano no município, atendendo em média cerca de 30 famílias e de 400 a 500 mudas por campanha.